Sites e weblogs

Posted on May 18, 2003

Este fim-de-semana estive uma boa parte do tempo a ajudar a Tuxa e as amigas dela com um projecto que querem lançar na web.

O projecto envolve um site com um weblog e algumas páginas estáticas, actualizadas com muito pouca frequência (tipo uma vez por mês).

Claro que optei por movabletype para o weblog, mas em relação ao resto do site as coisas não estão assim tão claras.
Quando eu utilizava o EditHere.com para alojar o meu weblog também mantinha o meu site lá e acho que me habituei a ter um mecanismo uniforme de edição de conteúdo, edição do look e pesquisa. Agora com o movabletype ainda não achei uma maneira de editar e mantar páginas estáticas integradas no site e tenho de editar html à mão ou criar/adaptar eu mesmo um mecanismo de gestão de conteúdo, perdendo a capacidade de pesquisa em todo o site e a facilidade de mantar o visual coerente com o weblog.
Posso ser eu que não encontrei ainda um plugin ou feature do movabletype que faça isto, mas é mesmo pena não ser fácil fazer isto com o que ele fornece out-of-the-box.

Posso não estar a ser muito justo para com o movabletype, o EditHere.com é realmente um gestor de sites completo enquanto este é apenas um gestor de weblog, mas o lema “Personal Publishing System” do movabletype parece-me algo exagerado quando comparamos os dois sistemas…

Entretanto com tudo isto o meu site está um bocado parado, à excepção das fotos que levaram um grande avanço (mas que ainda precisam de muitas horas de atenção)!