and high up above my eyes could clearly see the statue of liberty, sailing away to sea

Posted on December 4, 2003

Dia de frio. Muito frio mesmo. Frio balsâmico para a cara e o olho esquerdo, mas arrasador no que respeita ao joelho esquerdo que descobri também ter lesionado quando caí no gelo…

Oh well, também não andámos tanto hoje, cada vez usamos mais o metro e ele é bem quentinho. Agora a rua… Acho que só devemos ter tido uma horita de temperatura positiva durante o dia e foi de 1°C!

Logo de manhã fomos apanhar o ferry para Elis Island e passámos pela estátua da liberdade. A viagem no ferry, cá fora no deck do topo, para se poder apreciar melhor a paisagem e fotografar convenientemente foi um gelo, mas valeu a pena. Não tanto pela estátua em sí nem pela ilha, mas a vista da Manhattan Skyline vista do rio é mesmo algo de impressionante e de bonito.

B&H, need I say more? É mesmo tudo aquilo que se espera e mais ainda. A parte extremamente curiosa é que quase todos os empregados da loja, desde os assistentes aos caixas são judeus. Tirando o diamond district (mesmo ao lado do apartamento) acho que nunca tinha visto tanto judeu junto. Mas judeus mesmo daqueles com trancinhas e barba comprida e encaracolada e com o chapeuzinho que eles usam (e cujo nome me escapa completamente agora…)

Empire State Building ao cair da noite (que ainda me consegue surpreender de ser tão cedo :) ). Apesar de ter sérios problemas com as alturas, os decks de observação do 86º andar têm uns muros tão altos que não me causaram qualquer problema (e mesmo que causassem, a esta eu não faltava). A subida é que é interessante, o elevador é tão rápido que a partir do 10º já só conta de 10 em 10 andares e com uma cadência impressionante. Os ouvidos é que não gostam nada da diferença brutal de pressão. E a vista de lá de cima a esta hora, já no lusco fusco e depois já totalmente de noite é de cortar a respiração. Que coisa espetacular!
A New York Sky Ride (também no mesmo edifício) também é engraçada, mas para quem gostar aconselho vivamente “the real thing”, aluguem uma viagem de helicóptero que deve ser bem mais interessante.

Finalmente para terminar as explorações num sítio quentinho, o Macy’s. O Macy’s é realmente gigantesco, mas o que me surpreendeu é que ao contrário dos armazéns portugueses, espanhóis ou ingleses (por exemplo) aquilo é mesmo quase só roupa! São andares e andares e mais andares de roupa. Até enjoa!
Mas enfim, sempre deu para descansar o joelho (que me estava a doer já muito) no Starbucks do 3º andar enquanto as meninas experimentavam a roupa toda que queriam… :)

Finalmente ainda conseguimos chegar a tempo para a inauguração/acendimento da árvore de natal do Rockefeller Center, embora com a multidão que lá estava acampada (alguns desde a hora do almoço), não tenhamos conseguido ver a árvore mesmo de perto, só pelo videowall que montaram.
Depois do jantar ainda lá passámos para ver e fotografar a árvore mas ainda estava uma multidão considerável e não deu grande resultado. Talvez amanhã à noite…
Engraçado foi ver a concentração de polícias que se gerou à volta do evento e durou mesmo umas horas depois. Eu nunca tinha visto tanto policia junto na minha vida, em circunstância alguma.

Bom, e amanhã perfilam-se os museus.