Mais uma vez a PT...

Posted on May 20, 2004

É preciso ter pontaria.

Ando há uns anos convencido que um equipamento que tenho em casa não pode funcionar correctamente por causa de ter uma linha ADSL em casa em vez de uma linha analógica normal.

Hoje finalmente tive um técnico em casa a fazer testes comigo e após cerca de uma hora chegámos à conclusão que esse equipamento e a linha ADSL são incompatíveis.
Em termos de voz corre tudo bem, mas ligar-me à Internet é que foi impossível.
Havia erros de todos os tipos, impossibilidade de autenticar em 90% das tentativas e quando autenticava ou perdia a ligação logo de seguida ou então tinha um packet drop brutal.

E pronto, a conclusão está formada, aprendemos algo com isto, desliga-se o equipamento para não causar problemas no acesso à Internet, pago ao técnico o tempo despendido nos testes e fica tudo bem.

Após o técnico ter ido embora lá fui eu desligar a ligação via netcabo e ligar a boa da linha ADSL.
Só que não funcionava.
Testa isto, verifica aquilo, volta a verificar os cabos…

Espera lá, isto de trabalhar no meu próprio operador tem vantagens: liga-se para o pessoal da rede e pergunta-se se por acaso o incumbente não estará com problemas no ADSL (oferta de bit-stream) na minha zona.

E não é que está mesmo?

Que maravilha, não só invalidaram uma manhã de testes como ainda por cima tive de pagar a um técnico que vai ter de voltar (pagando outra vez, claro) para fazer precisamente os mesmos testes.

Claro que a PT me vai pagar os prejuízos. Claro…