Como se sentir uma ave rara

Posted on April 28, 2004

Estou neste momento no processo de escolher o modo de transporte do equipamento fotográfico mais laptop.
Como tenho múltiplos problemas nas costas não posso considerar sequer a utilização de um saco de ombro. Basta-me uns 15 minutos com peso ao ombro para ficar com as costas feitas num oito por vários dias, logo esta opção está totalmente fora de questão.
Naturalmente vou optar por uma mochila. Agora não pode ser uma mochila qualquer, tenho alguns requisitos, nomeadamente:

  • tem de estar preparada para levar equipamento fotográfico (pelo menos dois corpos reflex, uma point-and-shoot pequena, 2 a 3 lentes “médias” e uma lente grande, flash e fotómetro);
  • tem de ter lugar para todos os cabos, cartões de memória, rolos, etc. necessários;
  • tem de poder levar um notebook (nesta fase um iBook de 12’’, talvez no futuro um powerBook de 15’’);
  • tem de ter espaço para os cabos, etc. do laptop;
  • tem de poder ser utilizada facilmente sem o laptop estar na mochila, sem parecer que levo uma tenda vazia às costas;
  • tem de ser o mais pequena possível (tendo em conta tudo o que tem de carregar, claro);
  • tem de poder ser levada facilmente em aviões, carros, etc. (ou seja, não quero montes de correias e bolsos em rede exteriores que se prendem em todo o lado);
  • tem de ser confortável nas costas para poder ser usada por períodos prolongados;
  • tem de ter fácil acesso ao material de fotografia, mesmo se fôr em deterimento do acesso ao laptop.

Postas estas restrições acabei por limitar as opções a 4 concorrentes: Tamrac 5259, Tamrac 759, Lowepro Computrekker AW e Tenba DB-15C.
Esta lista não considera algumas opções muito boas simplesmente por causa de coisas como o tamanho –a ideia não é ir viver para o mato durante uma semana apenas com esta mochila… ;)

Bom, e agora chegamos à parte gira, que é tentar encontrar estas mochilas por terras Lusas…
Isto porque eu realmente gostava de poder olhar para elas antes de me decidir.
E então temos o seguinte cenário: a Computrekker encontro com alguma facilidade e, inclusivamente, já a vi. Parece-me um bocado grande e mal-jeitosa sem o laptop lá dentro, mas tenho de a voltar a avaliar porque já a vi há muito tempo; a DB-15C pode ser interessante mas nem sei se há representante da Tenba em Portugal, eu não encontrei referência a nenhum; as duas Tamrac têm uma história mais engraçada…

Liguei para o representante da Tamrac em Portugal para saber onde poderia encontrar estas mochilas na zona de Lisboa. Muito simpaticamente indicaram-me a Nameloja como a melhor opção pois se não as tivessem poderiam sempre mandar vir.
Encantado da vida lá fui eu à Nameloja. Embora não tivesse conhecimento prévio desta loja pareceu-me, pela breve pesquisa que fiz, ser uma loja de referência e muito respeitada. Ainda por cima é próximo de mim (Centro Cultural de Belém). Óptimo.

A parte hilariante chega quando eu explico o que quero e a senhora (mais uma vez simpaticamente) me diz que não têm mochilas dessas, nunca tiveram, nem sequer têm o catálogo da Tamrac (algum cliente o levou), sem o catálogo não podem fazer a encomenda do material e que talvez para a semana passe lá o vendedor com um catálogo. Mas melhor ainda é o comentário que se seguiu de que como já tinha havido mais uma pessoa a perguntar pelas mochilas talvez já se possa mesmo encomendar então um exemplar de cada para ter na loja.

Já houve mais uma pessoa a perguntar por elas”. Uau!

PS- A parte chata é que não fiquei nada convencido que a loja vá efectivamente fazer a encomenda. Lá fiquei com um cartão da loja e o conselho tímido de que ligue “daqui a umas duas semanas” para saber alguma coisa. Ora bolas, ainda vou ter de escolher pelas fotos dos sites das mochilas e talvez até ter de mandar vir de fora… :(