Montagens

Posted on December 29, 2003

Fiz ontem a primeira montagem de uma foto.

Como ainda não consegui encontrar um local em Portugal onde consiga comprar o cartão para montagem acabei por trazer algumas folhas da B&H, umas já com abertura cortada para o formato 15x20 e outras inteiras para eu cortar como me der mais jeito.

Utilizei cola em spray de 3M própria para montagem de fotografias. Esta cola é facílima de utilizar e foi extremamente fácil fazer a montagem assim.

As fotos ficam realmente com um aspecto totalmente diferente. Para já a montagem dá um aspecto profissional à coisa, e depois ficam mais protegidas e muito mais destacadas do ambiente que as rodeia. Num album normal não se consegue dar o mesmo destaque.

Para fotos mesmo boas ou que se goste muito vale bem a pena o tempo e esforço despendido a montá-las como deve ser!

Agora tenho é de encontrar um fornecedor deste tipo de cartão por cá pois não me apetece mesmo nada ter de mandar vir do estrangeiro folhas de cartão de montagem…

De resto parece-me que vou optar por cortar eu as aberturas para as fotos.
Experimentei um cartão já aberto e o resultado foi mau porque não me apercebi antes mas a abertura não está exactamente centrada e não me parece que esteja sequer alinhada com as bordas do cartão. Ou seja, vou ter de montar as fotos e depois cortar um pouco das bordas dos cartões utilizados de modo a acertá-los. É chato.

A parte má de ser eu a cortar é que o cortador que também trouxe não tem marcações de ângulos de corte, logo o ângulo do biselado da abertura vai ficar diferente em cada foto que faça, mas enfim, há coisas piores e para já vai ser mesmo assim! :)

O ideal era poder experimentar a montagem a seco, com o tecido colante, mas como não sei onde posso encontrar um sítio para experimentar e não vou de todo investir numa prensa de calor acho que isso está fora de questão. A montagem com cola spray revelou-se muito eficiente e limpa, acho que me vou ficar por aí.