Velejar

Posted on September 26, 2004

Velejar não e tão fácil como parece.

Tive ontem a segunda aula de vela (a primeira foi há 15 dias e faltei à segunda por estar em Belfast nesse fim-de-semana na sequência do YAPC) e confirmei o que já tinha achado da primeira vez.

Não que tenha havido nada de particularmente desastroso desta vez (como na primeira aula em que adornei tanto logo na primeira viragem de bordo que meti água e só não nos virámos devido à rápida reacção de todo o resto da tripulação) mas desta vez fomos dar a volta ao farol do Bugio e já deu para sentir um bocado do que é a corrente brutal do estuário do Tejo e a ondulação do mar. Fomos sem a monitora (os dois monitores foram acompanhando de longe no barco de apoio) e foi realmente… emocionante!

Desta vez já sabia os termos e o que estava a fazer (contraste total com a primeira aula em que a monitora nos dizia para fazermos coisas que eu tinha ouvido pela primeira vez há umas horas e não conseguia obviamente lembrar o que eram - daí as emoções fortes).

Assim este dia já correu bem melhor, mesmo com a ondulação, corrente, vento um bocadito mais forte, etc. e foi bastante divertido.

Mas mesmo assim continuo a achar que a vela não é propriamente um desporto fácil. E ainda não estou convencido que o mar é realmente o meu ambiente…

O facto de este curso ser intensivo também não ajuda nada, a carga horária que devia ser dispersa por 10 semanas é condensada em 5, o que faz com que estejamos no mar das 9h30 às 16h00 –o que dá mais tempo para cada um de nós fazer de timoneiro– mas também faz com que apenas tenhamos efectivamente 5 saídas para a água.
A vantagem dos cursos normais é que, apesar de termos menos tempo em cada dia temos muitos mais dias de aulas, pelo que nos podemos ir adaptando melhor ao ambiente do mar.
Enfim, não se pode ter tudo…

E claro que depois de tanto tempo no mar, a dar no duro, com um almoço muito sumário (afinal podemos virar com muita facilidade) e um pequeno almoço quase inexistente chegamos a casa, tomamos um banho e comemos e estamos prontos para cair na cama. Só que isto são umas 18h00, não é propriamente hora de ir para a cama num sábado!
Por outro lado esta semana também foi mais puxada por ter voltado a ter a aulas de dança na sexta à noite… Mas por outro lado ainda, é assim que vai ser até ao final do curso…
Já não sou claramente o jovenzinho fogoso que fui em tempos.