Status

Posted on March 11, 2003

Não consegui adiantar muito o projecto MyGPSDatabase, não tive muito tempo para lhe dedicar e ainda por cima ainda ando às voltas com a sua estruturação.

Para já é mais ou menos claro que vou ter de escrever módulos perl genéricos para manuseamento dos dados e conversão entre formatos e outros para tratar do storage (para já o de mysql está quase feito, mas tenho de deixar a api aberta para poder suportar outras alternativas). Talvez os coloque no cpan?

Depois quero fazer um cliente command-line simples mas full-featured (este já tem o código mais ou menos feito), outro web-based e talvez um em gtk (quero experimentar programar um bocado para gtk-perl e não há desculpa melhor, mas acho que vai dar bastante trabalho…).

Bom, em relação à comunicação com o GPS em sí descobri que alguém já fez isto em perl e tem no cpan um bundle chamado perl-gps que faz o que eu quero, mas já não mantém este código. Tenho de decidir se pego nele e o mantenho ou se pura e simplesmente abandono a ideia de interface directa a partir dos meus programas.

À parte disso instalei os meus primeiros módulos X-10 em casa para resolver um problema de logística (Quando subo para o sotão não tinha maneira fácil de acender nenhuma luz sem ser andar às escuras à procura do interruptor do candeeiro mais próximo).
Com a instalação do pacote Home Control Kit fiquei com um comando remoto que permite acender ou apagar as duas fontes de luz existentes.
Agora a parte interessante é verificar que se instalar o módulo receptor cd rf na garagem o sinal X-10 enviado por ele chega perfeitamente ao sotão! As possibilidades são mesmo muito interessantes e o próximo passo vai ser comprar a interface para PC para poder monitorizar e controlar as coisas remotamente e automaticamente.

Bom, de resto terminei finalmente o Mona Lisa Overdrive e comecei a lêr o Diamond Age. Decididamente Neal Stephenson bate William Gibson aos pontos.

E pronto, assim chegamos ao fim do resumo da semana em “All Things Geek”! :)