Massas chinesas com "coisas"

Posted on October 7, 2007

Mais uma receita fácil, para principiantes quase completos (como eu).
Desta vez a receita foi inventada um dia que estava a olhar para o que tinha em casa para fazer o jantar. É rápida de fazer e embora eu liste os ingredientes que utilizei, é muito fácil alterar para incluir o que houver à mão.
Também foi uma óptima maneira de estrear o meu wok novinho em folha! :-) Mas é óbvio que pode ser feito em qualquer outro utensílio do género.

A quantidade que fiz foi para um. Ou melhor, deveria ter sido, mas não se pode dizer que tenha acertado muito bem com as quantidades e acabei por comer por dois!

Ingredientes

  • Massa chinesa com ovos
  • Cogumelos frescos
  • Um ovo
  • Toucinho fumado cortado em pedaços
  • Óleo de cozinhar (penso que óleo de amendoim será o melhor, mas à falta desse o óleo Fula serviu-me muito bem)

Noodles and egg

Smoked ham

Confecção

Bater um ovo para fritar mais tarde.

Scrambled egg

Lavar bem os cogumelos e cortá-los em lâminas.

Fresh mushrooms

De seguida dar-lhes uma entaladela no wok (esta é uma descoberta recente minha: dar uma entaladela nos cogumelos significa passá-los numa frigideira –ou semelhante–, com algum sal, até eles perderem a sua água), com cuidado para não abusar do sal!

Mushrooms on the wok

Suet it off, you mushrooms!

Pôr os cogumelos de parte, deitar algum óleo no wok e deixar aquecer bem.

Fritar um pouco o toucinho fumado, fazendo-o perder um pouco da sua gordura e colocar de lado, junto dos cogumelos (retirando com cuidado de modo e evitar levar óleo junto).

Deitar o ovo no wok e mexer rapidamente, garantindo que ele fica todo “desfeito” em pedaços.

Fried egg

Retirar cuidadosamente os pedaços de ovo (para evitar levar óleo) e colocá-los junto dos cogumelos e do toucinho.

"Stuff" for the noodles

Entretanto (ou depois de tudo o que se fez acima, caso seja muito complicado estar a fazer tudo ao mesmo tempo –eu declaro-me culpado!) ferve-se água suficiente para cobrir toda a massa que se quer fazer e enquanto ela ainda ferve despeja-se por cima das massas.

Espera-se 5 minutos (ou o tempo indicado no pacote, mas geralmente é muito pouco), mexendo com um garfo no final, para ajudar a desembaraçar, até ficarem al dente.

Al dente

Passado este tempo, escorre-se bem as massas e, enquanto elas escorrem, aquece-se de novo o óleo e coloca-se as “coisas” no wok para fritarem mais um pouco em conjunto (se não se tiver deixado arrefecer muito os ingredientes não é necessário dar muito tempo a esta fritura).

Dried-up noodles

The "stuff" waiting for the noodles

Quando as massas estiverem bem escorridas e as “coisas” quentes no wok, acrescenta-se as massas ao wok e deixa-se fritar (sim, é suposto fritar as massas) mexendo sempre muito bem.

Mixed-in

Remexer e misturar o melhor possível, evitando partir a massa toda.

O “truque” de misturar tudo atirando a comida ao ar dá um aspecto de “cromo da cozinha”, é muito giro e ajuda realmente a misturar melhor as coisas, no entanto se por azar se falhar a recepção, pode correr muito mal e dar aso a uma bela noite de limpezas, a tentar lavar o óleo que saltou para todo o lado.

Com o wok a coisa é mais fácil e eu, até hoje, não tenho experiências negativas com esta brincadeira, mas tudo depende da coragem e jeitinho de cada um.

Eu avisei! ;-)

Mixed-in

Quando a massa estiver dourada e/ou estivermos fartos de mexer, pode-se acrescentar um pouco de molho de soja (cuidado que o prato já deve ser algo salgado, não abusar deste molho) ou, no meu caso e porque não tinha molho de soja, um pouco de Worcestershire sauce (vulgo “molho inglês”) serviu perfeitamente –como disse no início, isto foi inventado com o que tinha à mão…

Servir.

Noodles with "stuff" - huge quantity

Comer.

Noodles with stuff

E, se tudo correu bem, o prato deve ficar bem limpo.

Finito!

Finalmente, para acompanhar eu pessoalmente recomendo um chá forte (pois o sabor destes ingredientes é também bastante forte). No meu caso um Assam bem escuro caiu muito bem.

Todas as fotos podem ser vistas aqui no flickr.