Galicia

Posted on August 11, 2003

Passei o fim-de-semana na Galicia, para conhecer a terra do meu sogro - Barcea de Mera.

Ficámos alojados em Pontearea e passeámos por alguns sítios perto, como Mondariz Balneareo, Mondariz Pueblo, etc.

Mondariz Balneareo e Pueblo e Ponteareas são localidades relativamente pequenas, mas ainda assim perfeitamente desenvolvidas e “normais” para os nossos padrões, mas Barcea de Mera é um lugar com meia dúzia de casas (não é exagero, é mesmo meia dúzia), perdida num vale onde só se vai de propósito pois não fica perto de nada e para se chegar lá tem mesmo de se saber onde procurar pois as estradas são piores que secundárias e não há indicações nenhumas a partir de certa altura.

É o tipo de sítio onde para nos refrescarmos basta subir um pouco em relação ao local da casa e procurar uma levada de água da mantanha, Depois é só descalçarmo-nos e passear pela levada, enquanto vamos apanhando e comendo amoras.

A fruta é apanhada das árvores e comida ali mesmo porque não há químicos perigosos e a comida é feita em fogão de lenha, em doses mais do que generosas (do tipo de chegar para alimentar o regimento de bombeiros voluntários da zona), e deliciosa. Acho que foi a primeira vez que comi presunto cozido!

Só que depois do almoço não há hipótese de nos conseguirmos mexer (a temperatura de mais de 40° contribui muito para isto) até bem mais à tardinha onde finalmente nos conseguimos mexer o suficiente para irmos dar um mergulho ao rio.

Mais tarde e depois de um belo jantar (cedinho), fomos às festas de Nossa Senhora com novena e procissão de velas. A festa continuou com bailarico mas, como estávamos em Espanha, a procissão acabou lá para as 23h00 e toda a gente foi para casa jantar e só pela uma da manhã é que ia começar o baile. Nós resolvemos não esperar…

No dia seguinte fomos passear ao Castelo do Sobroso e como não podia deixar de ser, encontrámos o castelo em perfeito estado, tanto no exterior como no interior. Tantos castelos que temos em Portugal e (quase) todos estão em ruínas. Com recheio e interiores em bom estado nem sei se haverá algum…

Almoçámos outra vez em Barcea de Mera e já mais pela tarde regressámos a casa para encontrar uma bela nortada à nossa espera (uma bem vinda variante, após um fim-de-semana de calor insuportável e sem vento nenhum).

Algumas vistas de Mondariz Balneario (clicar para aumentar):

O rio que passa em Mondariz Balneario e a sua praia fluvial. Aqui encontrámos um grupo de banhistas que ensaiava canto lírico. É surreal! :-)

Um hotel com termas, ardido há 40 anos, actualmente a ser reconstruido. Os jardins do hotel são grandes e prometem ficar bonitos, uma vez arranjados:

Mondariz Pueblo, candeeiro no largo principal:

À hora do almoço fomos a casa dos tios da Tuxa e antes do almoço ainda fomos apanhar umas amoras e refrescarmo-nos nas levadas lá perto:

Ficámos por lá até conseguirmos sair de casa já para o meio-final da tarde. E mesmo assim saímos para ir mergulhar no rio!

E depois foi o assalto aos “peladillos” (pêssegos carecas):

De noite houve a festa de Nossa Senhora, com procissão de velas:

No Domingo de manhã fomos visitar o Castelo do Sobroso: