The Matrix Reloaded

Posted on May 27, 2003

Finalmente vi o Matrix Reloaded (Imdb ID: 0234215) e o resumo da coisa é: Ainda bem que não deixei de ir ao aniversário do meu amigo para ver o filme logo na estreia!

Ou seja, gostei bastante do filme, mas como é que um filme tão bom consegue ao mesmo tempo ser tão mau?

Resumindo aquilo que acho mais importante em relação ao filme:

  1. A história está muito boa, mas em 2 horas de filme esta está condensada em 15-20 minutos de total, desnecessariamente;

  2. As cenas de luta e as perseguições estão completamente exageradas e é por isto que não temos mais tempo para desenvolver a história;

  3. Haja pachorra para lutas de 15 minutos seguidas de lutas de 15 minutos seguidas de perseguições de 20 minutos, seguidas de lutas de 20 minutos, seguidas de … … … …

  4. Os efeitos especiais estão… interessantes, mas não estão ao nível do primeiro filme. Nas cenas de luta (por exemplo na escadaria) é ridículo ver o pessoal a saltar sem sequer tocar no chão; e as posições em vôo… enfim, mais valia ter deixado os cabos que prendem os actores à vista, porque os efeitos dos cabos notam-se a milhas pelo posicionamento do corpo!

Ou seja, uma história muito boa acaba por ser um bocado asfixiada por um exagero de efeitos especiais e cenas de acção demasiado compridas.
Mas apesar disso, o Matrix continua espectacular, por exemplo toda a cena da invasão da Trinity que se repete no sonho do Neo desde o início é simplesmente fabulosa.