E por falar em livros...

Posted on May 27, 2003

Aqui está um site deveras interessante: disponibiliza livros de autores que queiram participar num esquema de distribuição integral de algumas obras em formato digital (HTML e outros formatos para Palm) para que as pessoas as possam ler e decidir se as querem comprar posteriormente em papel.

Para além de haver livros que parecem realmente interessantes (por exemplo estou a dar uma leitura nos livros de Rick Cook e parecem-me muito recomendáveis), o conceito de ter livros disponíveis para serem lidos no Palm e de forma gratuita é muito interessante.
Sempre defendi que se dessem a opção às pessoas havia uma probabilidade real de as pessoas acabarem por utilizar as versões gratuitas como “samplers” e comprar aquilo de que gostassem mesmo.
A aproximação mais habitual de interditar a distribuição de qualquer formato electrónico de livros e afins acaba por fazer com que um número de potenciais compradores acabe por nunca sequer ouvir falar de obras que lhes poderiam interessar mesmo. Para além de induzir à pirataria descarada.
Enfim, claro que este é um assunto muito complicado e quando se aplica a coisas como livros, filmes e sobretudo música há muita gente a pensar na melhor maneira de lidar com a questão de DRM (Digital Rights Management) e ainda não há certezas nem sequer boas ideias implementadas de facto, mas é bom ver que há alguns casos em que alguns artistas estão realmente interessados em experimentar formas alternativas de lidar com a questão da distribuição electrónica das suas obras em vez de se limitarem a seguir as regras draconianas impostas pela maioria das editoras.
E sim, eu concordo que se pague por aquilo que gostamos e queremos utilizar, mas é melhor nem começar a falar sobre o assunto de distribuição e preços da música! :)
Já no caso dos livros, e graças a este site descobri finalmente um leitor de documentos para Palm que me agrada francamente, o Mobipocket reader, mas continuo a achar que ainda não há nada como o papel e, se gostar dos livros que estou agora a ler em formato digital é certinho que os vou comprar em papel.
E então podemos dizer que sim, a versão electrónica serviu para aumentar as vendas dos livros e deixou mais um cliente satisfeito! :)