Mar de Verão

Posted on May 11, 2004

Hoje o mar está de Verão.

Aliás, o mar já está de Verão há algum tempo (umas poucas semanas).

Mas o que é o mar de Verão?
Boa pergunta.

Eu vivi praticamente toda a minha vida junto ao mar e adoro-o. Ele faz parte integrante (e muito importante) da minha vida e tenho com ele uma relação muito forte. Ao ponto de me fazer considerar verdadeiras loucuras só para poder viver mais próximo dele, mas isto não é assunto para este artigo… ;-)

Há já algumas semanas tivemos uns dias verdadeiramente bons, muita gente foi à praia e andávamos todos de t-shirt e calções. Mas ao passar na marginal num fim-de-semana durante esse período a Tuxa olhou para o mar e disse que “ainda é mar de Inverno”.
Eu compreendi perfeitamente o que ele queria dizer e a conversa ficou por aí, mas o mar estava calmo como um espelho, a água estava relativamente boa e havia bastante gente a tomar banho de mar.

Há coisa de dois fins-de-semana atrás, mais uma vez passando na marginal, a Tuxa diz “já tinha reparado há uns dois dias, o mar já está de Verão”. E o mar estava agitado que se farta e estava inclusivamente um tempo muito frouxo.
Mas ela tinha razão, o mar já estava de Verão, e hoje, por exemplo, o mar está calmo, com uma bela cor e claramente “de Verão”. E vai ficar assim até daqui a uns meses, independentemente das tempestades de primavera que ainda virão por aí.

Então a questão que se coloca é: mas afinal o que é ao certo o “mar de Verão”? Ou o “mar de Inverno” sequer…

Apesar da relação próxima que tenho com o mar não consigo responder a isto.
Não é o estado dele: o mar de verão pode estar a ter uma tempestade medonha, mas ainda é mar de Verão.
Não é a temperatura: há dias no Inverno de mar deliciosamente quente e dias gélidos no Verão. E, aliás, o mar reconhece-se como sendo de Verão ou de Inverno apenas ao olhar para ele…
Não é da cor: as tempestades de verão tornam-no tão cinzento como ele está durante a maioria do Inverno.

Há qualquer coisa que transmite a qualidade de Verão ou de Inverno, que é demasiado subtil para eu perceber ao certo mas que é infalível. Claro que há mares “intermédios”, nota-se quando um mar de Inverno está quase a tornar-se um mar de Verão, mas não se pode dizer que haja realmente mares intermédios, a mudança é demasiado radical.

É a ondulação. É a maneira como o vento causa a ligeira (ou maior) agitação no mar e a maneira como ele reage a esse vento. É (também) a cor, mas não de uma forma óbvia ou quantificável (pelo menos por mim…). É o aroma que vem do mar.

Enfim, não consigo perceber ao certo. Alguém me ajuda?