Aventuras fotográficas de um fim-de-semana de primavera

Posted on April 5, 2004

Este sábado estive, pela primeira vez desde há muito tempo, o dia inteiro de t-shirt. Finalmente está mesmo um tempo totalmente primaveril. E como recebi o fabuloso “the photoshop cs book for digital photographers” recentemente tratei de lhe dar uso.

Aproveitei o passeio que dei no sábado, pela muralha do Estoril, para fazer umas fotos e depois, no resto do fim-de-semana, experimentei algumas técnicas do livro.

Para já ainda estou muito dividido em relação à maioria do conteúdo do livro…
Uma coisa é limpar umas manchas causadas por uma lente suja ou corrigir um pixelizado exagerado causado por uma medição incorrecta da máquina devido à falta de luz, por exemplo, mas fazer as alterações que o livro ensina a todas as fotografias é realmente outra coisa muito diferente.
Não é que essas alterações não fiquem bem ou não produzam imagens muito agradáveis, mas a questão é que isso já não é fotografia como eu a entendo. Nestes casos já estamos mais no domínio da imagem digital como imagem (ou objecto de arte) em sí e não como fotografia.
De qualquer modo conseguem-se fazer coisas sem dúvida muito interessantes se decidirmos seguir por esse caminho e o photoshop é realmente imbatível.
Passei tanto tempo a dizer que o gimp era um mundo (e é, não haja dúvida) e agora vejo pelos meus próprios olhos que o photoshop está a anos-luz de distância…

Uma coisa interessante que percebi durante este primeiro contacto mais a sério com a edição digital de imagem é que o pessoal que anda nestas coisas (artistas gráficos et al) têm toda a razão para andarem sempre a queixar-se das diferenças entre plataformas e da dificuldade que há em afinar as imagens para ficarem bem em todo o lado.
É impossível! Se editar a foto no monitor externo até ficar mesmo bem, passo-a para o monitor do portátil e está totalmente diferente. E quando a reduzo para mostrar na web então? E quando a vejo num browser diferente? Argh! É impossível ter uma imagem que seja vista de modo igual em todo o lado, por isso desisti totalmente desse intento. Quem quiser ver as imagens como deve ser arranje um monitor devidamente calibrado e utilize um software que respeite o perfil de côr embebido nas imagens e pronto!

Enfim, aqui estão algumas brincadeiras deste fim-de-semana, só pelo gozo da coisa:

[As fotos referidas a seguir foram, infelizmente, perdidas em alguma migração deste site.]

Um canto do sótão no sábado de manhã.

Visão parcial de uma casa vista da muralha do Estoril, junto à pria do Tamariz.

Pedras no mar vistas da muralha.

Rocha avermelhada a sair do mar.

Restaurante na praia do Tamariz.

Palacete no topo da praia da Poça.