Grande Auditório - Um podcast da Gulbenkian Música

Posted on January 14, 2012

Descobri muito recentemente, completamente por acaso, uma pérola que quero partilhar.

Embora não consiga devotar o tempo que gostaria a concertos e actividades musicais semelhantes (e quem é que consegue?), faço questão de pelo menos me manter minimamente informado do que vai acontecendo à minha volta, por forma a evitar falhar aqueles concertos “imperdíveis”. Naturalmente também tento descobrir música nova interessante (nova para mim, bem ententido), mas essa parte é, claro está, muito mais dificil.

Uma das minhas fontes de informação nesta área é a mailing list da Gulbenkian Música, que me dá a conhecer regularmente a programação mensal desta entidade.
Essa mailing list é-me muito útil, mas tem um senão: na programação da Gulbenkian Música são incluídos muitos autores/peças/intérpretes/orquestras/etc que eu não conheço. O que, à partida, seria uma coisa óptima, porque me daria a possibilidade de os vir a conhecer, se eu tivesse o tempo necessário, quando recebo o mail, para ir investigar cada um dos intérpretes ou obras lá incluídos e seleccionar os que me parecem mais interessantes. Claro que na realidade eu raramente consigo fazer esta pesquisa e acabo invariavelmente por perder belissimas oportunidades de vir a conhecer música muito boa.

E é aqui que entra a minha recente descoberta dos podcasts da Gulbenkian Música. Em particular do podcastGrande Auditório”.
Neste podcast semanal, é apresentado o programa musical da semana seguinte do grande auditório da Fundação Gulbenkian. Nele são referidos não só os concertos, mas também outras actividades relacionadas, como sejam filmes passados nesse espaço.
Mas, mais importante do que listar as actividades da semana, no podcast são apresentados os intérpretes e compositores dos concertos, os realizadores dos filmes e por aí fora, e são passadas (na íntegra) peças que serão interpretadas nos concertos ou que fazem parte das bandas sonoras dos filmes.

Ou seja, toda a pesquisa que eu adoraria fazer semanalmente está condensada neste podcast.
Acho que esta é uma ideia brilhante e que é muito bem executada, resultando numa utilização excelente do meio podcast.
É com muito gosto que digo à Gulbenkian Música (e em particular à equipa Jorge Rodrigues e Tiago Jónatas) um grande “Bravo!” e obrigado.