Receita para o ginásio

Posted on January 13, 2004

Ou: Como aguentar as sessões no ginásio sem morrer de tédio.

Para mim o que parece funcionar é o seguinte:

  1. Motivação forte. Aliás, quando acabar o treino específico para o ski vai ser lindo…
  2. Muita música. Não pode haver repetições em cada sessão e não há pachorra para mudar as músicas no leitor todos os dias. Para mim 128M utilizados com MP3 a 160kbps parece funcionar, deve durar bem umas 4 a 5 sessões e mesmo que tendo uma repetição no total não é assim tão mau;
  3. Música alto. Quanto mais abafar o som ambiente mais fácil é alienar-me totalmente enquanto faço o exercício, sobretudo os 20 (ou mais) minutos de corrida na passadeira. Assim fica mais fácil utilizar esse tempo de uma maneira mais útil e interessante. Hoje resolvi um problema de um algoritmo de catalogação de waypoints que já me andava a chatear há algum tempo! :)
  4. Música variada. Quando não me apetece pensar ou já estou cansado ou cheguei a um beco ou assim é sempre melhor concertrar-me na música do que ficar a contar os minutos que já passaram ou que faltam…
  5. Ritmo. Música com ritmo rápido para correr e com ritmo mais lento para a musculação. É mais fácil desligar a parte consciente do cérebro das funções de controlo do movimento se tivermos música com um ritmo adequado ao que estamos a fazer. Sobretudo a correr isto é muito importante.

Resumindo: motivação e música, música, música. Assim não custa tanto e aquele tempo já não parece um desperdício tão grande.

E sim, eu sei que não é desperdício, é um investimento na forma, etc, mas enfim, quem percebe percebe quem não percebe: sorte a vossa!